Todo procedimento que envolve manipular a pele, seja de forma superficial ou de forma cirúrgica pode trazer intercorrências como rouxidão, e principalmente inchaço, que ocorre geralmente por 2 a 5 dias após o tratamento. Mas é importante dizer que isso não significa que tenha dado errado, cara organismo reage de uma forma, mesmo nós sendo seres da mesma espécie e o tratamentos serem exaustivamente testados, nosso organismo reagem de uma forma diferente.
Há pacientes que o inchaço dura apenas horas, e já vai cedendo, mas o normal é que leve de 2 a 5 dias para ceder, e um prazo total de 10 dias para o inchaço ceder 100%, e por isso é importante que o paciente seja muito bem instruído para que não saia passando qualquer tipo de pomada, e ou misturas que vê por ai. Esse inchaço pode ser significativo o suficiente para justificar um tempo de inatividade social. O desconforto é mínimo depois, mas realmente não é significativo. A contração da pele leva de 2 a 6 semanas após o tratamento.
Eu considero o inchaço importante pois ele é uma reação inflamatória que vai ajudar muito a engrossar a espessura da pele, criar uma boa quantidade de colágeno sem a necessidade de uso de ativos locais, e não há necessidade de preocupação, pois o inchaço vai passar, as casquinhas pós queimaduras do jato de plasma vão cair e no lugar uma pele incrível. Eu indico o uso de antisséptico, pomada antibiótica e gelo.